Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Amor Fati (amor ao destino)

Em um momento da minha vida que eu estava muito negativa, eu encontrei um vídeo no YouTube, com o título: “A fórmula de Nietzsche para amar a vida | AMOR FATI” do canal Ludoviajante. Link abaixo:


“Amor fati seria então o supremo ato de amor próprio. Você olha pra sua vida e reconhece que pra ser quem você é hoje, tudo precisou acontecer do jeito que aconteceu. E sim, algumas coisas foram tremendamente injustas, outras te deixam acordado de noite pensando: “e se fosse diferente?”, mas no fim cada uma dessas dores te ensinou alguma coisa… E por essa razão, elas merecem o seu amor, não porque elas foram boas, mas porque elas são parte de você. E talvez você nem esteja feliz com quem você é hoje, mas ai é que tá, graças ao que te aconteceu, agora você sabe que precisa mudar e também sabe que não vai ser fácil.”

(frase do vídeo)



Depois de ouvir isso, comecei a pensar diferente, comecei a pesquisar mais sobre amor fati e quis adaptar essa filosofia para minha vida. Isso também foi o motivo de eu querer escrever esse texto.

Não te tráz benefício algum encarar de forma negativa algo que já aconteceu. Não dá para controlar o que acontece na vida, mas dá pra controlar o que sentimos e o que faremos a respeito.

Amor fati, é: amar o destino e jamais se esconder dele. É abraçar tudo o que você não pode mudar, é aceitar de peito aberto todos os acontecimentos da vida, tanto aqueles que trazem felicidade, e tanto aqueles que trazem tristeza.



“Minha fórmula para a grandeza de um ser humano é o amor fati: que ninguém queira nada diferente, nem para frente, nem para trás, nem por toda a eternidade. Não meramente suportar o que é necessário, ainda menos escondê-lo… mas amá-lo.”

– Friedrich Nietzsche


“Não procure que tudo aconteça como você deseja, mas sim que tudo aconteça como realmente deve acontecer – então sua vida será serena“.

– Epiteto



Aproveitarei toda a minha vida do melhor jeito possível, amarei o destino mesmo me machucando, pois isso faz parte de mim, faz parte da vida, amor fati é amar a si próprio.

A vida é tudo o que temos, então, tente praticar um pouco do amor fati, não vai ser fácil, mas tente! Quando estiver prestes a desabar em negatividade, pense de novo em tudo que foi dito nesse texto, faça do limão, uma limonada!

Publicidade

5 comentários em “Amor Fati (amor ao destino)

  1. PERFEITO

    Curtir

  2. Muito bom! Primeira vez que vejo esse termo: “amor fati”. Relacionar o amor ao destino à autoestima faz muito sentido. Aceitar quem somos e porquê nós o somos e se entender, buscar aproveitar com sabedoria cada sucessão de fatos que nos fez chegar a cada parte da vida. Viva à produção de textos! Parabéns, Carolline!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Eu costumo sempre ler esse texto, sempre tive uma adoração pelo Nietzsche e esse texto expressa muito bem o que ele diria

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close